quarta-feira, 21 de março de 2012

Wenceslau de Morais. Palestra em Lagoa por Pedro Teixeira da Mota

Primeira aparição da fada-mór japonesa, Ó-Yoné,  na vida e obra de Wenceslau, já no ano de 1894: 


"Kanagawa, uma povoação importante, um lugar pitoresco, das vizinhanças de Yokohama. O-ko-Yoné San (tradução: a Senhora Baguinho- de-arroz) uma gueisha de Kanagawa. Nestas páginas, nestas recordações, não devia ser olvidado este nome. O-ko-Yone San foi a minha gueisha. Fora um dia levado a certa chaya [casa de chá], onde me a apresentaram; e lá volvi depois sozinho, por longas horas, atraído pela doçura do seu convívio, pela harmonia da paizagem, e também desejoso de entretecer na rede de oiro das minhas impressões um nome de mulher. 
[…]
Enfim, fru-frus de seda, estalidos de madeira, um manso ruído de passinhos arrastados; e O-ko-yone San, a Senhora Baguinho-de-arroz, abandonando as sandálias à entrada do aposento, vinha para mim, lábios sorrindo, como uma pequenina fada doméstica. Gentil aparição!…" 




Já nesse ano surge o desejo imenso de se naturalizar japonês ou melhor de entrar plenamente na vida e alma japonesa: 

"Como eu seria talvez feliz nesta existência simples de labuta, se pudesse chamar a esta terra a minha pátria! Se tivesse também um barco como estes, que eu faria singrar activamente pelo labirinto dos canais; e vindo à noite entregar os magros cobres do ganho, sobre o tatamy [esteira-tapete] doméstico, na concha rosada das pequeninas mãos de alguma destas musumés [jovens]…"

Sem comentários:

Enviar um comentário